
Palestra de Vendas funciona?
Sempre que termino uma palestra, muitas pessoas vêm conversar comigo e perguntam como entrei no mundo das palestras. De tanto ouvir essa pergunta, passei a começar minhas palestras de vendas contando justamente essa história — para que os participantes entendam que se trata de uma palestra prática, de vendedor para vendedor, e não apenas teórica.
Comecei no mundo das vendas por volta dos 20 anos. Na época, achava que vender era simplesmente oferecer produtos até encontrar alguém interessado. Ou seja, eu não vendia — eu sofria compra.
Um amigo me convidou para vender filtros de água de porta em porta. Aceitei o convite, mas não vendia absolutamente nada — nem para a família. Ainda assim, não desisti. A maioria dos vendedores da empresa conseguia vender e ganhar dinheiro, e eu ficava inconformado com meus próprios resultados.
Até que participei da minha primeira palestra de vendas. O palestrante falou sobre os passos da venda, a importância do relacionamento com o cliente, a demonstração do produto mantendo a atenção, a argumentação inteligente que dissolve objeções, a diferença entre ser convincente e ser insistente, e, claro, o fechamento da venda — a coroação de todo o processo.
Naquele dia, entendi que havia um caminho, um método. Mergulhei no estudo e no desenvolvimento das competências de vendas. Fui com tanta sede que logo me tornei um dos melhores vendedores da empresa. Passei a ser convidado pelo diretor para ensinar aos outros vendedores — éramos cerca de 200 — como eu vendia. E foi assim, resumidamente, que comecei a dar palestras.
Com o tempo, percebi que tinha uma vocação: a de organizar conteúdos, criar metodologias aplicáveis e gerar resultados reais.
A partir daí, fui buscar especialização. Estudei administração de empresas, filosofia, psicologia — e também a arte de comunicar: me formei em artes cênicas em uma das escolas mais renomadas da época, estudei interpretação para cinema, fiz curso de palhaço (clown), aulas de canto, dicção e dramaturgia — tudo para construir palestras com narrativas bem orquestradas e impactantes.
Por isso, quando me perguntam se palestra de vendas funciona, respondo com convicção: Sim, funciona.
E mais do que isso: em alguns casos, uma palestra pode transformar uma vida, uma empresa, uma história.




