
Palestra de Vendas funciona?
Sempre que termino uma palestra pessoas vem falar comigo e perguntam como entrei no mundo das palestras e, de tanto perguntarem, passei a começar minha palestra de vendas contando como me tornei palestrante até mesmo para que os participantes entendam que se trata de uma palestra prática, de vendedor para vendedor, e não teórica.
Quando tinha uns 20 anos entrei no mundo das vendas mas não tinha ideia do que era ser vendedor, eu achava que sabia, achava que vender era oferecer produtos até encontrar alguém que quisesse comprar. Ou seja, eu não vendia, eu sofria compra. Então um amigo me convidou para trabalhar com ele vendendo filtros de água de porta em porta, aceitei o convite mas não tive resultado, não vendia nada, nem para a família, mas não desisti porque a maioria dos vendedores da empresa conseguiam vender e fazer um bom dinheiro e eu ficava inconformado comigo mesmo por não conseguir. E então, participei da minha primeira palestra de vendas onde o palestrante mostrou os passos da venda, a importância do relacionamento, a demonstração do produto observando sempre se estava mantendo a atenção do cliente, a argumentação inteligente capaz de dissolver objeções, a diferença entre ser convincente e insistente e a cereja do bolo, a coroação que é o fechamento da venda.
Após ver, perceber, entender… os processos que conduzem ao sim do cliente, mergulhei no desenvolvimento e na organização das competências de vendas e caprichei tanto, fui com tanta sede que passei a ser um dos melhores vendedores da empresa e comecei a ser convidado pelo diretor a contar e demonstrar para os vendedores, na época eram 200, como eu vendia e assim, claro que estou resumindo a história, mas foi assim que passei a fazer palestras. Minha conclusão é que encontrei minha vocação porque descobri em mim uma habilidade em organizar conteúdos e criar metodologias de aplicação de aprendizado e principalmente de resultados. Após perceber essa competência fui buscar todo tipo de especialização tanto no conteúdo através de estudos como administração de empresas, filosofia, psicologia, e também na forma de comunicar, me formei em artes cênicas numa das escolas mais renomadas na época, estudei interpretação para cinema, fiz curso de palhaço (clown), aulas de canto para voz, dicção, aulas de dramaturgia para desenvolver palestras com narrativas bem orquestradas enfim. Então respondendo a pergunta se palestra de vendas funciona, digo com convicção que sim e, não só funciona como, em alguns casos, uma palestra é capaz de transformar uma vida, uma empresa, uma história.
Alexandre Bernardo é diretor da ABTE e palestrante sobre vendas e motivação desde 1998, autor do livro Vendedor Irresistível e já se apresentou presencialmente para mais de 1 milhão de pessoas por todo o Brasil e exterior.




